quarta-feira

Moda e modelagem.

Quando chega a primavera, é só alegria nas cores e estampas, e liberdade na fluidez dos tecidos. O adeus aos tons cinza, preto e marrom do inverno favorece nosso clima tropical. Estampas de flores e borboletas já inundam as cidades mais quentinhas do país. A hora é pensar nos modelitos cavadinhos e ficar com as antenas ligadas no que as empresas estão apostando:
Estampas florais, xadrez com tons claros, fazendo composições com estampas, pantalonas, macaquinhos, tecidos manchados (ainda continua), listrados coloridos, saias longas. Enfim, quase tudo do inverno, mas com cores e tecidos de primavera. E claro, além do tecido, a modelagem é fundamental para que uma peça fique perfeita, pois um lindo modelo em um tecido errado ou uma modelagem incorreta, o resultado é bem diferente. Eu uso a mesma modelagem há anos, porque fui aprimorando durante todo este tempo, e ela sempre me serviu para uso na indústria de confecção quando trabalhava nesta área, como em casa, basta fazer as adaptações conforme o corpo, quando se trata de peça sob medida. A importância deste trabalho é que tipos de corpos diferentes pedem modelos específicos, tanto em medidas como em cada perfil.
Hoje o passo a passo é sobre um vestido com costura na cintura, onde a parte de baixo tem pregas, e a de cima fica levemente afofada, e deve ser usado com cinto.


Com os básicos é muito fácil fazer um vestido assim ( veja na minha lojinha básicos disponíveis)
- Tirar medidas (pode rever aqui)
- tecido de boa caída, do tipo javanesa
-Use o básico de blusa.
-Use o básico de saia reta.

Vamos fazer as adaptações:
Este é o molde básico de blusa. Ele é como o corpo da pessoa, não tem margem de costuras nem trespasse, está pronto para ser feito qualquer adaptação necessária ao modelo
Um desenho simples do modelo
 A distribuição dos básicos no papel para moldes depende do modelo. No modelo acima, existe pregas na parte de baixo, e a parte de cima é bem folgadinha, então precisamos fazer essas adaptações, assim:
Esta é a forma prática de deixar as folgas: uma margem na frente da saia do tamanho que quiser as pregas. Na blusa, uma folga na lateral, e entre blusa e saia também uma margem para ficar fofinho.
A parte de cima modificada ficará assim em vermelho (como era antes está em branco)
Parte da saia: Antes ( em branco) depois de modificado (em vermelho)






Dois comunicados que podem te interessar:

Quero convidar as pessoas que estão visitando pela primeira vez o blog que tem um sorteio rolando aqui, veja no canto superior direito cliquem e fiquem por dentro, pode ser seu dia de sorte, aproveite!
Outra dica que quero dar é que no blog da amiga Cicera  está rolando também brindes dê uma passadinha por lá e veja em detalhes.



5 comentários:

  1. Olá Leonor!

    Passando por aqui para agradecer por compartilhar este passo-a-passo bem explicadinho e as dicas também.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Que legal sua postagem!
    Acho perfeito quem sabe costurar...
    Trabalhei sempre na educação não tive tempo para esse aprendizado. Deve ser tudo de bom transformar um tecido em uma peça bem elaborada.
    Abraços! Um dia radiante pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais bonita vc mostra assim aqui. Tenho vários moldes guardados de quando eu fiz um curso. Realmente agora começam as peças leves e bem mais bonitas.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Olá Leonor!

    Passando para agradecer a sua disposição em ensinar e disponibilizar o passo-a-passo. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    passei pra dar um xero e desejar um final de semana abençoado.
    bjus
    hptt://cafeecetim.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!